Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Irlanda registra superávit liderado pelo setor agropecuário

por Pamela Alves
Terça-feira, 30 de agosto de 2011 -08h57
Dados do Escritório Central de Estatística do governo da Irlanda mostram que as exportações da agropecuária aumentaram aproximadamente 19%, de janeiro a maio de 2011. O total exportado de produtos e animais vivos foi de 3,15 bilhões de euros, 500 milhões a mais que a receita do mesmo período de 2010.

O setor agropecuário contribuiu valiosamente para o superávit comercial de 4,08 bilhões de euros, o maior superávit já registrado na Irlanda.

“O crescimento nas exportações de produtos agropecuários de 2010 ajudou a alcançar, em 2011, o maior superávit comercial já atingido. O governo irlandês deve continuar o surpote à produção primária e assegurar que as decisões para o orçamento de 2012 sustentem nossa base produtiva”, pontua John Bryan, presidente da Associação de Fazendeiros Irlandeses (IFA, sigla em inglês).

Comparado com o mesmo periodo de 2010, o setor agropecuário aumentou quase 20% a receita de exportação. Os produtos lácteos se destacaram, com incremento de 47%.

De outro lado, as importações de alimentos e animais vivos aumentaram em 40 milhões de euros.

O aumento das importações, principalmente de materiais primários, é visto de forma positiva porque mostra uma possível recuperação dos níveis primários da economia irlandesa.

No setor agropecuário, de forma geral, de janeiro a maio de 2011, a receita das exportações foi maior que o custo das importações.


O Ministério parabenizou o setor agropecuário, evidenciando seu desempenho como um dos mais significativos para a economia irlandesa, juntamente com os setores de produtos químicos, médicos e farmacêuticos.

Fonte: Jornal The Irish Examiner. Por Joe Dermody. 25 de agosto de 2011.