Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Instituto vai combater aftosa no RN

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006 -12h26
O Governo do Rio Grande do Norte está cumprindo a última exigência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o Estado possa ser elevado a categoria de Médio Risco, quanto ao status de classificação para a febre aftosa.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), essa última exigência era a criação do Instituto de Defesa Agropecuária, cuja mensagem foi assinada pela governadora Wilma de Faria para ser encaminhada a Assembléia Legislativa, e ser votada nos primeiros dias do período legislativo deste ano.

Essa semana uma equipe do MAPA inicia a auditoria orientativa, e em seguida, será feito o pedido de sorologia, que pode atestar se o Estado tem ou não febre aftosa. Após esse procedimento, o Estado poderá ser declarado de risco médio com vacinação.

O último caso de febre aftosa registrado no Rio Grande do Norte foi há seis anos, na região de Nova Cruz. As campanhas realizadas após o foco atingiram o índice de vacinação considerado mínimo aceitável, que é de 80% de todo o rebanho, com destaque para a última vacinação que atingiu índice acima de 97%. (AAV)