Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Gripe aviária avança pela Europa e chega à África

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006 -12h14
A gripe aviária, enfermidade que acomete as aves e pode matar pessoas que entrem em contato direto com elas, está avançando pela Europa. Já foram identificados casos na Grécia, Turquia e Itália.

A disseminação do vírus ocorre através da contaminação de ave migratória, que pode circular entre os continentes, transportando o vírus de região para região.

Foi dessa mesma forma que o vírus chegou à Nigéria, primeiro país africano a apresentar a enfermidade. A preocupação quanto a uma epidemia mundial é grande, pois de pouco em pouco a gripe aviária está se espalhando.

Até o momento o vírus só contamina pessoas que entrem em contato direto com as aves. Entretanto pode ocorrer uma mutação, permitindo seu contágio entre pessoas. Esse seria o primeiro passo para uma pandemia mundial.

Consumo

Diante das ocorrências de gripe aviária em diversos países, somando 88 óbitos desde 2003, o consumo de carne de frango vem caindo. A queda no consumo já afeta a produção brasileira, ainda que a doença esteja longe daqui.

Os frigoríficos do Paraná anunciaram a redução de 15% na produção. Entre os motivos temos, segundo o Sindicato da Indústria Avícola do Paraná, a queda no consumo internacional, o câmbio desfavorável e dificuldades no escoamento. (LMA)