Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Missão européia encerra amanhã roteiro no RS

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006 -11h36
A missão européia que avalia o sistema de inspeção federal e de sanidade no Rio Grande do Sul encerra hoje (1/2/6) seu roteiro no Estado, como parte da auditoria que o grupo realiza no Brasil. Dois técnicos europeus estarão amanhã no frigorífico Mercosul, em Alegrete, onde também devem visitar uma propriedade rural. A etapa seguinte do roteiro será em Brasília, onde os técnicos terão reuniões na quinta e sexta-feira.

Depois do relatório com duras recomendações que a missão anterior do bloco produziu em setembro, a expectativa do Ministério da Agricultura é de que o País receba melhor avaliação. Os técnicos trouxeram junto nesta viagem o relatório produzido na missão anterior. O superintendente substituto da Agricultura no Rio Grande do Sul, comentou que sua impressão sobre a avaliação européia é positiva, embora os técnicos nunca antecipem o conteúdo do relatório que irão produzir. "Avançamos em várias coisas".

O roteiro no Rio Grande do Sul deu seqüência a uma visita feita este mês por técnicos europeus ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Porto Alegre, que tem atribuições de controle de vacinas contra a aftosa e análise de sorologia. O Estado encerrou hoje a campanha de vacinação contra a aftosa. O governo gaúcho definiu como meta a imunização de todo rebanho, com 13,65 milhões de cabeças.

Para garantir o objetivo, promete fazer uma verificação em propriedades rurais de todo o Estado nos primeiros dez dias de fevereiro. Segundo o governo, o pecuarista que não tiver vacinado o rebanho poderá ser multado em 2% do valor venal dos animais. Uma segunda etapa de vacinação, destinada ao rebanho com menos de 24 meses, será realizada em maio.

Fonte: O Estado de São Paulo