Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Alteração em norma pode estimular adesão ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT)

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 -09h00
Uma alteração nas normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pode estimular a adesão ao programa.

Atualmente, a participação ao PNCEBT é voluntária e as bezerras de até 24 meses de idade provenientes de fazendas não certificadas contra a brucelose não poderiam entrar em propriedades certificadas ou em processo de certificação.

Mas segundo o MAPA, com a mudança nas normas, as propriedades certificadas ou em processo de certificação poderão receber bezerras de até 24 meses de propriedades não livres, desde que seja comprovada a vacinação, por meio de atestado emitido por médico veterinário cadastrado no programa.

Ainda de acordo com o MAPA, a exigência da entrada de fêmeas de até 24 meses em propriedades certificadas originadas exclusivamente de propriedades também certificada é um dos principais entraves para o aumento da adesão ao programa. A expectativa é que, com a mudança desta norma, aumente o número de fazendas participantes do programa.