Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Ritmo de expansão de áreas cultivadas deve diminuir nos próximos trinta anos

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 -08h56
O ritmo de abertura de novas áreas para agricultura e pecuária deve diminuir na comparação com as últimas décadas. Segundo da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), entre 1961-63 e 1997-99 a expansão de terras cultivadas nos países em desenvolvimento totalizou 172 milhões de hectares, um aumento de 25%. Já para os próximos trinta anos, a expectativa é que as terras cultivadas aumentem 13%, ou o equivalente a 120 milhões de hectares.

Ainda existe grande potencial para utilização de terras passíveis de serem cultivadas, mas estas estão distribuídas de maneira desigual ao redor do mundo.

A expectativa é que mais de 80% da expansão das terras cultivadas aconteça na África sub-saariana e América Latina. Isso porque é justamente nestas regiões onde existe um grande potencial de crescimento da utilização da terra, conforme pode ser observado na figura 1.



Mais da metade da disponibilidade global de terra passível de cultivo está distribuída em sete países, sendo o Brasil um destaque entre eles, contando também com Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Congo e Sudão.