Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Proteção de preços agrícolas

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 19 de janeiro de 2006 -12h22

Com o mercado cada vez mais competitivo e os preços das commodities agrícolas mais retraídos em função do aumento da produção mundial, os agricultores e pecuaristas, para continuar na atividade, precisam fazer uso de ferramentas modernas e, obviamente, funcionais para garantir a rentabilidade da atividade.

Não esquecendo do controle de custos, eficiência produtiva e conhecimento do mercado para a tomada de decisão, a utilização de mecanismos para a garantia de preços (Bolsa de Mercadorias & Futuros – BM&F) é muito útil, desde que usada com cautela.

De acordo com o Superintendente de Varejo do Banco do Brasil, os instrumentos financeiros de operação em Bolsas de Valores existem há dezenas de anos e seu uso não têm mistério algum. Eles são muito utilizados por empresários de países de primeiro mundo – pelo menos 80% dos produtores rurais norte-americanos protegem seus preços nas Bolsas. No Brasil, esse índice não chegou a 1% dos empresários financiados pelo Banco do Brasil na última safra. A justificativa por tão baixa adesão pode ser a falta de percepção dos benefícios.

O negócio é deixar o conservadorismo para trás e tentar utilizar o que está disponível no mercado. (MGT)