Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Forte correlação entre preço do boi e equivalente Scot carcaça

por Maria Gabriela Tonini
Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 -09h23
A Scot Consultoria analisou a correlação entre o preço do boi gordo em São Paulo e os valores do equivalente físico, equivalente Scot, equivalente Scot carcaça e equivalente Scot desossa.

O equivalente físico se refere ao preço da carne com osso, calculado através da soma dos valores ponderados dos preços do corte traseiro, dianteiro e ponta de agulha (48% traseiro + 39% dianteiro + 13% ponta de agulha).

O equivalente Scot é calculado através da somatória dos preços ponderados do equivalente físico, do couro e do sebo de bovinos.

Já o equivalente Scot carcaça refere-se ao faturamento médio do frigorífico de mercado interno que não vende carne desossada. É calculado através da somatória dos preços ponderados da carne com osso e de todos os demais derivados bovinos.

E o equivalente Scot desossa refere-se ao faturamento médio do frigorífico de mercado interno que comercializa cortes de carne. É calculado através da somatória dos preços ponderados da carne sem osso e de todos os demais derivados bovinos.

Desde 2007, a maior correlação observada entre o preço do boi gordo em São Paulo foi com o equivalente Scot carcaça, ou seja, foram estes os valores que mais variam de maneira semelhante no período, dadas as variáveis apresentadas.

Mesmo assim, para os outros equivalentes, a correlação também foi grande, conforme pode ser observado na tabela 1. Quanto mais perto de 1, maior a correlação.



Saber as correlações ajuda a entender melhor um possível comportamento dos preços da carne, baseado nas variações da cotação do boi gordo, por exemplo.