Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diferencial entre Tocantins e São Paulo caiu pela metade

por Maria Gabriela Tonini
Terça-feira, 19 de outubro de 2010 -09h35
Os preços do boi gordo estão subindo em todo o país, pois a oferta pequena dificulta os negócios e os frigoríficos têm sido obrigados a pagar mais pelo gado.

Desde o começo do ano os preços subiram cerca de 25,4%, considerando a média das 31 praças pesquisadas pela Scot Consultoria. As maiores altas ocorreram em Goiânia (+33% desde janeiro), Sudoeste do Mato Grosso (+32,5%) e Sul do Tocantins (+31,3%).

Comparando o valor do boi gordo destas praças com São Paulo, temos que houve uma diminuição do diferencial em relação aos anos anteriores. Isso porque o boi gordo se valorizou mais nestas regiões na comparação com São Paulo.

Enquanto que o diferencial de preços entre São Paulo e Goiânia ficou em 7% desde 2002, em outubro ficou em 4,20%. Já o diferencial entre São Paulo e Sudoeste do Mato Grosso, que foi de 11,7% desde 2002, atingiu a média de 7,2% em outubro. No Sul do Tocantins a diferença é ainda mais significativa: diferencial médio em relação a São Paulo de 17% desde 2002 e 7,4% em outubro.

A oferta nestas regiões, seja por gado confinado ou por animais terminados a pasto, está menor que em São Paulo, atualmente, o que tem promovido maiores altas na comparação com o mercado paulista.