Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Promoção do Brasil na Alemanha

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2006 -11h49
A Agência Nacional de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai investir pesado na promoção do Brasil na Alemanha em 2006. É ano de Copa do Mundo e o favoritismo do futebol brasileiro pode ajudar a ampliar o comércio internacional e estreitar os laços com os países europeus.

Os recursos demandados para essa campanha devem atingir R$22 milhões ao longo do ano. A Alemanha é um importante parceiro comercial do Brasil. Atualmente o Brasil exporta US$4,2 bilhões para o mercado alemão, mas também importa próximo a US$5,2 bilhões. E a cada ano, os números aumentam. De acordo com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, a expectativa é que, com o projeto o valor movimentado atinja US$420 milhões.

Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Alemanha são minério de ferro, automóveis, café em grão, soja, fumo, frango e outros. Mas existe um grande interesse em ampliar essa gama, especialmente com produtos de maior valor agregado.

Um dos intuitos do projeto é divulgar a marca Brasil e mostrar à Alemanha e outros países europeus que a indústria brasileira, assim como o futebol nacional, tem uma enorme diversidade de talentos e produz com qualidade.

Como diz um antigo ditado popular “Cavalo encilhado não passa duas vezes”. É preciso aproveitar as oportunidades e, nesse ponto a tarefa vem sendo cumprida. (MGT)