Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Abates de bovinos aumentam em 2005

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 16 de junho de 2005 -13h52
No ano passado, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu cerca de 8,7 milhões de toneladas equivalente carcaça de carne bovina, um incremento de 16% em relação a 2003.

Isso graças ao aumento do peso das carcaças e, principalmente, do volume de animais abatidos, por conta da melhoria dos índices zootécnicos e do descarte de matrizes.

No primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), já foram abatidos no Brasil quase 6,6 milhões de bovinos, um crescimento de 5% em relação aos 6,3 milhões do mesmo período de 2004.

Os números do SIF não refletem totalmente a realidade, por conta dos abates clandestinos, que de acordo com estimativas da Scot Consultoria representam cerca de 35% dos abates totais. Mas o que importa é a tendência: espera-se por um novo recorde de produção de carne bovina em 2005.

A evolução significativa dos abates também mostra que o mercado do boi gordo segue ofertado. Isso justifica, em parte, o recuo dos preços pagos aos produtores. (FTR)