Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Porto de Paranaguá registra recorde na importação de fertilizantes

por Maria Gabriela Tonini
Terça-feira, 1 de junho de 2010 -08h57
Segundo informações do Net Marinha, as importações de fertilizantes pelo Porto de Paranaguá-PR atingiram o maior volume dos últimos oito anos em abril passado, totalizando 584 mil toneladas. No acumulado do ano o volume chega a 2 milhões de toneladas.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Porto de Paranaguá recebe 52% de toda a matéria prima para a produção de adubos do Brasil.

As importações estão crescendo no Porto de Paranaguá parte em função da recuperação da economia nacional e investimento na produção e parte por conta das melhorias feitas no porto.

Segundo empresas que operam no Porto, a eficiência logística, que deixa os custos com as operações mais baixos em relação a outros portos, além da facilidade com o transporte para o interior do País estimulam as atividades em Paranaguá.

Além disso, um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que a diferença de valores para a movimentação, descarga e baldeação de granéis, por exemplo, chega a 158% na comparação entre o Porto de Paranaguá (R$1,70 por tonelada) e o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (R$4,40 por tonelada).

Os caminhões e trens chegam com farelo ou grãos para a exportação e voltam carregados com fertilizantes ou outros itens, barateando os custos pela melhor utilização do transporte.