Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Situação piorou para os frigoríficos exportadores

por Maria Gabriela Tonini
Terça-feira, 18 de maio de 2010 -09h01
Acompanhando a mesma linha de análise feita anteriormente, comparamos o preço do boi gordo de São Paulo com a receita do frigorífico com a venda da carne no mercado externo, considerando o valor médio apurado para todas as exportações.

Desde 2007, o preço do boi gordo subiu mais que o preço médio da carne bovina exportada pelo Brasil, observe a figura 1.



Analisando os valores, sem considerar os custos dos frigoríficos, é possível afirmar que a situação das indústrias exportadoras piorou desde 2007. O preço do boi gordo subiu mais que o valor médio apurado com a venda da carne no mercado externo, especialmente após o final de 2008, quando os preços internacionais da carne despencaram em função da crise. É válido destacar que o preço médio da carne bovina exportada atingiu seu pico em setembro e outubro de 2008 em função da variação cambial.

Lembrando da análise feita anteriormente, comparando a receita da venda dos produtos do boi no mercado interno, é possível dizer que os frigoríficos que trabalharam mais no mercado interno desde 2007 tiveram possibilidade de maior retorno que os frigoríficos exportadores, comparando apenas os valores, sem inclusão dos custos.