Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diferenciais

por Hyberville Neto
Terça-feira, 11 de maio de 2010 -08h53
Início de semana com poucos negócios.

Alguns frigoríficos paulistas começaram a semana fora das compras, à espera do resultado das vendas de carne para então se posicionarem no mercado e voltar a comprar.

A pressão de baixa se mantém em São Paulo, no entanto, abaixo de R$80,00/@, a prazo, poucos negócios ocorrem. O preço referência para o pagamento à vista está em R$78,50/@, livre de imposto. As programações de abate atendem, em média, de quatro a cinco dias.

Observe a figura 1. Veja como o diferencial entre o boi e a vaca em São Paulo e o diferencial de base em praças vizinhas demonstram correlação.



Quanto menor a oferta de animais em São Paulo, maior a compra de animais nas praças vizinhas, o que acaba valorizando os bois de outros estados e encurtando os diferenciais de base.

Por outro lado, as fêmeas, que são usadas como alternativa para alongar as escalas e são a saída de frigoríficos que não “importam” animais destas praças, acabam se valorizando.

Outro aspecto é que a pressão imposta pelos frigoríficos maiores sobre o preço das fêmeas é menor, uma vez que uma alta do preço da vaca não gera a mesma expectativa ao pecuarista quanto a maiores reajustes, como ocorre, por exemplo, quando o preço do boi sobe.

Acesse: twitter.com/scotconsultoria