Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportações recordes de sebo bovino em 2025 enfrentam impacto das tarifas dos EUA

por Notícias Agrícolas
13/10/2025 - 10:35

O analista de mercado da Scot Consultoria, Marcelo Roschel, destacou em entrevista ao programa Pecuária e Mercado que o Brasil registrou produção de 1,2 milhão de toneladas de sebo bovino entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As exportações, que representam 32,3% da destinação total do sebo, alcançaram recorde histórico no ano, com os Estados Unidos respondendo por quase 98% das compras. No entanto, o “tarifaço” aplicado pelo governo norte-americano reduziu as exportações em 42,5% em setembro, impactando diretamente o mercado.

Roschel explicou que o sebo é utilizado principalmente na produção de biodiesel, além dos setores de higiene e limpeza, e ressaltou a importância do produto na rentabilidade dos frigoríficos e na sustentabilidade, por emitir menos gases de efeito estufa do que o óleo de soja.

Sobre o mercado do couro, o analista apontou queda de preços devido à forte oferta e à desvalorização do dólar. O couro verde bovino está cotado, em média, a R$ 0,50/kg no Brasil Central e R$ 0,90/kg no Rio Grande do Sul, com destaque para a China e os EUA entre os principais compradores.

“Os coprodutos são fundamentais para melhorar a margem dos frigoríficos, agregando valor a itens que antes seriam descartados”, reforçou. 

Assista a entrevista completa para o canal Notícias Agrícolas.