Em 24 e 25 de setembro, Ribeirão Preto-SP será o palco de dois dias de conteúdo técnico e debates estratégicos sobre a intensificação da pecuária em pasto. O Encontro de Intensificação de Pastagens, realizado pela Scot Consultoria, reunirá especialistas, pesquisadores e produtores para discutir suplementação, manejo de pastagens, integração lavoura-pecuária e tendências de mercado. Conheça mais sobre a programação do evento:
Foto: Bela Magrela
No primeiro dia, o foco estará na suplementação como estratégia para potencializar ganhos. Entre os destaques, Felipe Fabbri (Scot Consultoria) traz o Dossiê dos Grãos, conectando milho, soja e boi às decisões nutricionais; enquanto Adilson Aguiar (Consupec) abordará o assunto sob uma ótica econômica, analisando como equilibrar desempenho individual e produtividade por área. Ainda, Diogo Fleury (ESALQ), com sua experiência internacional, apresenta um comparativo entre os modelos australiano e brasileiro.
O dia também traz o bloco sobre desafios e oportunidades globais, com palestras de Juliana Pila e Alcides Torres (Scot Consultoria), Geraldo Martha (Embrapa), Francisco Castro (CNA) e Leonardo Alencar (XP Investimentos), discutindo sobre futuro do agronegócio, mercado internacional, geopolítica e exigências dos consumidores.
Foto: Bela Magrela
O segundo dia começa com Pedro Gonçalves (Scot Consultoria) apresentando a evolução das pastagens no Brasil. Na sequência, Janaina Martuscello (UFSJ) aborda os pilares de formação do pasto e manejo do pastejo, Rubens Ribeiro (UFT) fala sobre adubação no capim-Mombaça, Igor Dias (Embrapa) irá tratar os níveis de degradação de pastagens abordando diferentes estratégias de custos X benefícios frente produtividade e Manoel M. Macedo (Embrapa Gado de Corte) apresenta critérios práticos para intensificação com retorno técnico e financeiro.
No período da tarde, teremos um bloco repleto de casos de sucesso retratando os fundamentos da Integração Lavoura Pecuária Floresta. Iniciando com Lourival Vilela (Embrapa Cerrado) com os fundamentos da ILP, o case da Fazenda Santa Virgínia com José e Anderson Zacarin, André Cervi (Agromantova) falando sobre diversificação de atividades e William Marchió (Rede ILPF) discutindo o uso técnico do conceito de agricultura regenerativa em sistemas integrados.
Foto: Bela Magrela
Além das palestras, os dois dias terão debates com especialistas convidados, trazendo visões complementares sobre os caminhos para uma pecuária mais rentável, sustentável e conectada às demandas do mercado global.
Confira a programação completa e garanta sua inscrição em: encontros.scotconsultoria.com.br/programacao-eip2025
Prepare-se para seguir o rastro da intensificação e corrigir os erros antes que seja caso encerrado!