O anúncio de novas tarifas comerciais pelos Estados Unidos travou o mercado da carne bovina brasileira. Indústrias exportadoras suspenderam as compras e o setor está em alerta.
Segundo Pedro Gonçalves, analista da Scot Consultoria, a incerteza gira em torno da alíquota: se as novas tarifas se somarem aos 26-27% atuais, a carne brasileira pode atingir US$ 9 mil por tonelada, valor equivalente ao de cortes premium dos EUA - inviabilizando a exportação.
Além da carne bovina, outros setores como suco de laranja e café também podem ser impactados. “Os EUA são nosso segundo principal parceiro comercial. A perda desse mercado representaria uma queda de US$ 150 milhões/mês só para a cadeia do boi”, explicou.
A indústria brasileira também pode ser afetada pelo encarecimento de insumos importados, como medicamentos veterinários e fertilizantes.
Enquanto isso, a Argentina pode ganhar espaço no mercado americano, favorecida pelas recentes aproximações diplomáticas. “Temos maior volume e capacidade, mas perder mercado agora pode ser irreversível”, alertou Pedro. Assista a entrevista completa para o canal AgroMais.
Matéria originalmente publicada em: Mercado do boi gordo trava após anúncio de tarifas dos EUA