Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Prognóstico climático para terceira semana de julho

por Rodrigo De Mundo
12/07/2025 - 06:00

Região Norte

O prognóstico climático para a terceira semana de julho indica um cenário semelhante ao observado na semana anterior, porém com volumes de chuva menores. As precipitações seguirão concentradas no Norte da região, especialmente em Roraima, Amapá, Norte do Amazonas e do Pará, com acumulados entre 25 e 75mm. Quanto mais ao Norte, maior tende a ser o volume registrado.

Nas demais áreas do Amazonas e do Pará, assim como no Acre, Rondônia e Tocantins, a semana deverá ser de tempo seco, sem ocorrência de chuvas.

Com exceção do Acre e do Amazonas, que devem apresentar anomalias negativas de precipitação de até 25mm, o restante da região deve registrar volumes dentro da média para o período.

Região Nordeste

Para a próxima semana, as precipitações mais significativas estão previstas para a Zona da Mata e o Agreste, com acumulados variando entre 15 e 45mm. Também são esperadas chuvas mais fracas em áreas do Noroeste do Maranhão, Ceará, e em pontos isolados do interior da Bahia, com volumes entre 5 e 30mm.

Para as demais regiões, a previsão é de tempo seco, sem ocorrência de chuvas.

Apesar do contraste entre o litoral e o interior, a expectativa é de volumes dentro da média histórica para o período.

Essas condições climáticas devem favorecer o andamento das atividades no campo, especialmente a colheita do algodão e do milho.

Região Centro-Oeste

A previsão para a região indica tempo seco em todos os estados, sem ocorrência de chuvas.

Esse cenário é favorável ao avanço da colheita do algodão e da segunda safra de milho, além da colheita do trigo em Goiás.

Com exceção do Sul de Mato Grosso do Sul, onde são esperadas anomalias negativas de precipitação de até 25mm, os demais estados devem permanecer dentro da normalidade para o período.

Região Sudeste

Conforme previsto, a próxima semana será marcada por uma redução nas precipitações, com chuvas concentradas apenas no Espírito Santo, onde os acumulados podem chegar a até 25mm.

Nos demais estados, o tempo deve permanecer seco, sem registro de chuvas.

Com exceção de algumas áreas de São Paulo, onde são esperadas anomalias negativas de precipitação de até 20mm, o restante da região ficará dentro da média para o período.

Assim como em outras localidades, a ausência de chuva tende a favorecer a colheita do algodão e da segunda safra de milho em Minas Gerais. Por outro lado, contribui para a perda de vigor das pastagens.

Região Sul

Os volumes de chuva previstos serão menores em comparação com a última semana. Em Santa Catarina e no Paraná, são esperadas anomalias negativas que podem superar 30mm, com chuvas modestas, registrando acumulados em torno de 5mm.

No Rio Grande do Sul, o cenário é diferente, as precipitações devem ficar dentro da média para o período, com acumulados de até 35mm.

Essa condição pode beneficiar os produtores que ainda não finalizaram a semeadura do trigo.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 14/7/2025 até 20/7/2025 (mm).

Fonte: NOAA

Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista de 14/7/2025 até 20/7/2025 (mm).

Fonte: NOAA