Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Canadá confirmou 17 casos de vaca louca até 2010

por Maria Gabriela Tonini
Segunda-feira, 15 de março de 2010 -08h27
O Canadá confirmou seu 17º caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE ou vaca louca), uma afirmação que, segundo a Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá (CFIA, sigla em inglês), prorrogará o prazo para uma melhoria da condição sanitária do país por pelo menos um ano (somente depois de 2016).

Segundo informações da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), desde 2003 o Canadá vem confirmando casos de vaca louca, conforme pode ser observado na tabela 1.



Os casos de vaca louca no Canadá podem atrapalhar seu comércio internacional de carne bovina, assim como pode interferir no consumo da carne, caso a população associe a existência da doença com risco à saúde. O consumo de carne bovina do Canadá é de 32,2 quilos por habitante por ano, bem próximo ao do Brasil.

Porém, na exportação o Canadá fica bem atrás do Brasil. Exportou em 2009 cerca de 475 mil toneladas equivalente carcaça, o sétimo maior exportador segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), correspondendo a cerca de um terço do que o Brasil exportou no mesmo ano.