Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Não exportamos boi vivo para o Líbano em janeiro

por Maria Gabriela Tonini
Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 -08h55
Em janeiro passado, o Brasil exportou bois vivos somente para a Venezuela. O Líbano era outro grande comprador do gado brasileiro, mas com o aumento dos preços médios da mercadoria, o país tem buscado outras alternativas para a compra dos animais. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O preço médio dos bovinos exportados do Brasil para o Líbano passou de US$560 por cabeça no primeiro semestre de 2009 para US$675 por cabeça no segundo semestre. Uma alta de 20,5%. Reflexo também da alta do boi gordo no Pará, de onde saem os animais exportados.

O Brasil perdeu um pouco da sua competitividade com a alta dos preços e o Líbano tem buscado animais em outros países, principalmente os da Europa. Por serem mais próximos, os valores do frete para o transporte também são menores. No entanto, outros países da América do Sul também estão ocupando este mercado, como é o caso da Colômbia, que recentemente realizou o primeiro embarque de animais para o Líbano.