Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Cotação do boi gordo desatola e subiu em todas as semanas de outubro

por Alcides Torres e Rodrigo De Mundo
07/11/2024 - 06:00


Artigo originalmente publicado no Broadcast Agro da Agência Estado.

A pergunta que temos recebido diariamente é se essa reação da cotação do boi gordo veio para ficar.

A cotação da arroba do boi vem subindo semana a semana (figura 1). A safra acabou, estamos na entressafra. Capim e boi gordo em abundância somente em cinco ou seis meses. Portanto se não acontecer um acidente sanitário a tendência é de alta.

A oferta de boiadas diminuiu e as escalas de abate também. O mercado está comprador.

E, se a cotação da arroba do boi sobe, a dos bovinos para a reposição do rebanho também sobe, demora um pouco mais, mas sobe. Só não subiu com mais intensidade até agora, porque a seca este ano foi de lascar, a umidade relativa do ar foi de dar medo e tivemos um incêndio de proporção nacional.

O melhor momento para repor, considerando somente a cotação, ficou para trás, mas ainda dá tempo de aproveitar. As chuvas chegaram e os pastos estão entrando no processo de recuperação da capacidade de suporte.

Mas, o ciclo pecuário de preços mudou de direção? Entramos no ciclo de alta definitivamente?  Essa é outra pergunta recorrente.

A expectativa do mercado era de que o ciclo de alta de preços se instalasse a partir de meados de 2025, ou no final de 2025, mas com o clima inclemente deste ano é possível que a safra em 2025 atrase, que a quantidade de fêmeas destinada ao abate seja menor e isso pode mudar o comportamento dos preços adiantando-os.

Então, diante dos sinais vigentes o quadro é de firmeza. Mas os sinais podem mudar.

A recomendação é não esperar o pico de preços para vender. A torcida do Flamengo e a do Corinthians fazem isso e quando decidem vender no pico de preços, a cotação desanda e o que se vê é uma corrida para o abismo. Melhor é ir vendendo enquanto o preço está subindo. Se você acha que a cotação continuará a subir, venda devagar e se acha que vai cair, venda logo.

Figura 1.
Comportamento da cotação da arroba do boi gordo em reais ao longo de outubro.
Fonte: Scot Consultoria