Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Convênio na área de genética bovina

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 2 de dezembro de 2005 -12h14
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia fechou parceria com 15 empresas nesse ano para a formação da Rede PIVE (Produção in Vitro de Embriões), criada em novembro do ano passado para facilitar a transferência de tecnologia e estimar a produção de embriões de bovinos in vitro no país.

Pelo acordo, a Embrapa fornece assistência técnica na instalação dos laboratórios e treinamento de pessoal. Em troca, as empresas – distribuídas por nove Estados – pagam taxas tecnológicas sobre os embriões produzidos, que variam de 5 a 10% sobre o preço do animal. A rede também permite que as empresas troquem informações entre si para agilizar as pesquisas com melhoramento genético.

Rodolfo Rumpf, coordenador de pesquisas de reprodução animal da unidade, diz que todo o valor captado é revertido para as pesquisas com clonagem, melhoramento genético e reprodução in vitro de bovinos.

A expectativa é que toda a pesquisa da área seja financiada com recurso captado via Rede PIVE a partir de 2006. Hoje a Embrapa aplica, com recursos da União, entre R$150 mil e R$200 mil por ano em pesquisas na área de genética bovina.

Fonte: Valor Econômico