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Carta Conjuntura - Diesel e a política de paridade de preços de importação (PPI)

por Eduardo Abe e Nicole Santos
Quinta-feira, 21 de setembro de 2023 -10h00


O diesel é um combustível originado do refino do petróleo e, no mercado, há diferentes tipos sendo comercializados.


O óleo diesel A é produzido através do refino do petróleo e processamento do gás natural, sem adição de biodiesel, e o óleo diesel B é obtido através da adição do biodiesel ao diesel A.


Para uso rodoviário, são utilizados o diesel S10 (máximo de 10mg/kg de enxofre) e o diesel S500 (máximo de 500mg/kg de enxofre).


Para a geração de energia, transporte ferroviário e outros fins, é utilizado o óleo diesel não rodoviário (S1800, cujo teor máximo de enxofre é de 1800mg/kg), e há também o óleo diesel marítimo, destinado às embarcações.


De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde 2016, o preço do óleo diesel sofreu aumentos consecutivos, obedecendo a política de Preços de Paridade de Importação (PPI).


Como o Brasil não produz todo o combustível que consome, a importação é necessária e, ao comprar combustíveis por um valor mais alto que o comercializado no mercado interno, a diferença era subsidiada pela Petrobras, tornando-a deficitária.


O PPI foi uma política de preço implementada em 2016 e usava como base o preço dos combustíveis no mercado internacional, o câmbio e o frete.


Essa política foi responsável pela melhora nos balanços da Petrobras e em 2023 ela foi substituída.


O diesel comercializado nos postos é precificado com base na parcela Petrobras (na variação cambial, no preço do barril de petróleo, nos custos de produção e expectativa de lucro da Petrobras), nos custos do biodiesel (adicionado ao diesel), nos impostos, nos custos e margens de distribuição e revenda ao consumidor final. Veja a figura 1. 


Figura 1.
Como são formados os preços do diesel (período de coleta de 10/9/23 a 16/9/23).

Fonte: ANP. Elaboração: Petrobras. 


Além da PPI, outros fatores contribuíram para o aumento no preço do diesel, como a pandemia de covid-19 (a partir de 2020) e a guerra entre Rússia e Ucrânia (a partir de fevereiro de 2022). A maior variação de preço ocorreu a partir da metade de 2020 (figura 2).


Figura 2.
Preços reais do diesel S-500 e S-10 (deflacionados pelo IGP-DI), em R$/l.
Fonte: ANP / Elaborado pela Scot Consultoria. 


No início da pandemia, o preço do diesel caiu, por conta da redução do consumo, em decorrência do isolamento social. No entanto, com a retomada das atividades econômicas, o preço subiu.


A Rússia é o terceiro produtor de petróleo do mundo e, com os ataques contra a Ucrânia iniciados em 24 de fevereiro de 2022, sanções econômicas foram impostas ao país por importantes nações e blocos econômicos, como Estados Unidos e União Europeia.


Com isso, o mercado projetou uma escassez de diesel, fazendo o preço do barril de petróleo subir vertiginosamente, chegando a US$133,18 duas semanas após o início do conflito, elevando o preço dos combustíveis.


Passado o “choque” do início da guerra, o preço do barril de petróleo caiu, com a alta dos juros nas principais economias. 


A atual política de preços dos combustíveis da Petrobras


A Petrobras divulgou, em 15 de maio, a nova política de preços para os combustíveis comercializados pela empresa, substituindo a PPI, que tinha como principal fator os preços do petróleo e seus derivados no mercado internacional. 


A nova política de precificação está baseada em duas referências: o custo alternativo do cliente, ou seja, o preço que deve ser praticado para a Petrobras ser mais competitiva na negociação com as distribuidoras; e, o valor marginal para a empresa, que está relacionado ao custo de oportunidade diante de alternativas (em produção, importação e exportação). 


Em 15 de agosto, três meses após anunciar a mudança, a Petrobras ajustou o preço médio de venda do diesel para as distribuidoras, que passou de R$3,02/l para R$3,80/l, acréscimo de 25,8% e, segundo relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (ABICOM), os preços do diesel no mercado interno ainda estão defasados em 13,0% em relação aos preços no mercado internacional (figura 3). 


Figura 3.
Acompanhamento diário dos preços do diesel e da gasolina.
Fonte: ABICOM.
Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo refletem as comparações dos preços das refinarias nacionais de hoje com o PPI calculado considerando importações negociadas no dia útil anterior. Os estoques atuais estão precificados em bases diferentes que podem ser mais altas ou baixas. 


Expectativas


No Brasil, os preços estão abaixo dos preços no mercado internacional, portanto, mais ajustes devem ser realizados pela Petrobras e altas devem ocorrer em curto e médio prazos. Além disso, o dólar operando mais próximo de R$5,00 colabora com o aumento de preços. Ao produtor, atenção aos custos logísticos em meio à entrega de insumos agrícolas para a semeadura da safra 2023/24.


Referências bibliográficas


Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (ABICOM). Acesso em: 12 set. 2023. Disponível em: https://abicom.com.br/ppi/ppi-12-09-2023/.


CNN. Preço do diesel disparou com política anterior da Petrobras. Acesso em: 12 set. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/preco-do-diesel-disparou-com-politica-anterior-da-petrobras-diz-estudo-da-cnt/#:~:text=A%20pesquisa%20mostra%20tamb%C3%A9m%20que,Brasil%20aumentou%20151%2C7%25.


G1. Petrobras anuncia aumento de R$ 0,41 no preço da gasolina e de R$ 0,78 no diesel. Acesso em 12 set. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/08/15/petrobras-anuncia-aumento-de-r-041-no-preco-da-gasolina.ghtml.


Petrobras. Óleo Diesel. Informações técnicas. Acesso em: 12 set. 2023. Disponível em: https://petrobras.com.br/data/files/04/93/72/4C/5A39C710E2EF93B7B8E99EA8/Manual-de-Diesel_2021.pdf


Petrobras. Como são formados os preços. Acesso em: 12 set. 2023. Disponível em: https://precos.petrobras.com.br/sele%C3%A7%C3%A3o-de-estados-diesel.