Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Confina Brasil constata confinamentos que investem em expansão, nutrição e bem-estar animal no interior paulista

por Equipe Scot Consultoria
Quinta-feira, 30 de junho de 2022 -16h00


A primeira semana do Confina Brasil 2022, que aconteceu do dia 20 a 24 de junho, conheceu 19 confinamentos distribuídos por 17 cidades do interior paulista.


O aumento de capacidade de lotação de animais, a produção própria dos insumos para alimentação do gado nas fazendas, a adoção de novas tecnologias e a preocupação com o bem-estar animal foram os principais destaques das visitas. 


Em constante evolução



Legenda: Fazenda Reunidas Pau D’alho – Presidente Venceslau (SP) / Foto por: Confina Brasil


A Fazenda Reunidas, em Presidente Venceslau (SP), é uma das propriedades que expandem suas atividades gradativamente e aderem às modernas tecnologias.


É impressionante o crescimento da fazenda, que há três anos, tinha uma  capacidade estática de 1.500 cabeças e já em seu segundo ano, pulou para 7 mil. Hoje já são 12 mil cabeças e a meta para 2023 é chegar a 20 mil animais confinados.


Em apenas quatro anos, o salto será de quase 19 mil cabeças.  


A Reunidas utiliza sempre a tecnologia como aliada e já adquiriu o RX 270 TechBull, da Casale, misturador de ração lançado na Agrishow 2022


Um confinamento modelo



Legenda: Confinamento Monte Alegre – Barretos (SP) / Foto por: Confina Brasil


Localizado em Barretos (SP), o Confinamento Monte Alegre não apenas tem como foco a sustentabilidade como o crescimento exponencial.


De 2019 para cá, a área do confinamento passou a atender 12 mil cabeças a mais. Atualmente, a capacidade estática é de 21 mil animais e a projeção é terminar 50 mil bovinos em 2022.


Com o entendimento da importância da nutrição de qualidade dos animais para potencializar o ganho de peso do gado nos sistemas intensivos, pecuaristas do interior paulista investem na produção dos insumos para mitigar custos e controlar a qualidade do que é ofertado na dieta. 


Tecnologia aliada ao bem-estar 


Em nossa parada por Sabino (SP), no Confinamento Maximus Feedlot - Confinamento Santa Adélia, do Grupo Maximus, a linha de cocho do é coberta, demonstrando a preocupação com o bem-estar dos animais.


Na propriedade, há tecnologia para produção de grão de milho úmido para suprir a demanda do insumo. Eles também usam uma caçamba para o milho, impedindo a contaminação com pedra, terra e outros elementos naturais.


Tudo isso se reflete na qualidade do milho ingerido pelos animais, resultando em melhor digestibilidade do ingrediente e melhor desempenho zootécnico dos animais. 


Capricho na atividade



Legenda: Nova América Pecuária – Tarumã (SP) / Foto por: Confina Brasil


Destacando o bem-estar animal como prioridade, o Confinamento Nova América, em Tarumã (SP), trabalha para manter a limpeza dos ambientes e oferecer insumos de maior qualidade para a dieta do gado confinado.


A área coberta que comporta cerca de 1.000 animais é higienizada semanalmente. Nos currais abertos, a faxina acontece a cada duas semanas.


O confinamento investiu fortemente em capacidade de armazenamento dos grãos. Como não há extrema necessidade de compra, o confinador pode ir ao mercado em momentos estratégicos, usufruindo de valor mais em conta.


A fazenda usa como base de nutrição o grão de milho úmido, que permite melhor absorção dos nutrientes pelos animais. A silagem é de produção própria, o que reduz o custo total da alimentação. 


Profissionalismo em todos os cantos


O uso de tecnologias na pecuária é cada vez maior, como também visto na Fazenda Tabaju, em Sales (SP), do Grupo Maximus.


Os destaques da propriedade são a moega de grãos e o elevador em processo de implantação. Também há instalação de bico para produção de silagem de grão úmido.


A equipe gere o confinamento de forma profissional, desde a produção dos insumos para os animais até a questão financeira. 


Quem está conosco nessa jornada?



Legenda: Nilson Vitapeli – Presidente Prudente (SP) / Foto por: Confina Brasil


Confina Brasil 2022 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas: 


• Casale


• Coimma


• Elanco


• FS Bioenergia


• iRancho


• Nutron


• UPL 


Na cota Prata, contamos com as empresas: 


• Associação Brasileira de Angus


• Reenergisa


• Zinpro


A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Mitsubishi e apoio institucional da Embrapa, Hospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON). 


Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com.