Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Bovinocultura: produtor deve redobrar atenção à silagem

por Feed&Food
Quinta-feira, 19 de maio de 2022 -16h00


Controlar perdas interfere no custo da silagem e no rendimento dos animais confinados.


Frente ao contínuo desenvolvimento da bovinocultura nacional, debater novas estratégias é fator prioritário. Pensando nisso, Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria inicia terceiro dia de evento. Ação ocorrerá até esta quinta-feira (19/5), em Ribeirão Preto, com Dia de Campo em Barretos, na sexta-feira (20/5).


Ao iniciar Bloco O5, iniciativa pauta “Redução de custo e otimização de resposta em silagem de milho para animais confinados” por meio de apresentação realizada por Rafael Henrique Pereira dos Reis, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)


Segundo Pereira, controlar perdas interfere no custo da silagem e, consequentemente, no rendimento dos animais confinados. “Ao pontuar o quanto que está custando a tonelada de matéria seca que se produziu ou comprou e o gasto por animal, é possível calcular quanta silagem representa no lucro final, sendo ela um componente que pode interferir bastante no resultado”, explicou o profissional.


Para ele, cada vez mais o milho – um insumo de produção, em grão ou em derivados – merece, em forma de silagem, que o produto esteja mais atento. “A silagem de milho merece ter uma atenção ao nível de detalhamento: o quanto cada animal está comendo por dia, o quanto ele vai comer a longo prazo e o quanto isso representa em arroba em um possível lucro com cada espécime”, reforçou.


O Bloco 05 também contou com apresentações de André Luiz Perrone dos Reis, do CMA (Estratégias de compra de insumos frente aos desafios do mercado), Flávio Augusto Portela Santos, da ESALQ/USP (Estratégias nutricionais em confinamento utilizando DDG), Paulo Emílio Fernandes Prohmann, da Prohmann Consultoria Agropecuária (Sanidade – como para atingir bons resultados em confinamento) e Vitor Alves, da NA Agropecuária (Estratégias sustentáveis para manejo de dejetos).


Para a parte da tarde, com o Bloco 06: ‘Carbono: a nova commodity?’, os palestrantes Geraldo Bueno Martha Junior, da Embrapa, Gracie Verde Selva, da Minerva Foods, Marcos Siqueira Neto, da Biofílica Ambipar Environment, Sergio Raposo de Medeiros, também da Embrapa e William Marchió, da CRIATEC Consultoria em Agronegócios debaterão sobre crédito de carbono, impactos, sustentabilidade e futuro do agro. Encerramento também contará com ‘A visão dos conselheiros’, apresentada por Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores, José Eduardo Guimarães Motta, da AGROJEM, Luiz Roberto Maldonado Barcelos, da Agrícola Famosa e Pedro Parente, da EB Capital.


Matéria originalmente publicada em: Bovinocultura: produtor deve redobrar atenção à silagem