Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Diferencial de base: indicador das diferenças entre as cotações da arroba do boi gordo

por Amanda Skokoff
Quarta-feira, 9 de março de 2022 -10h30


O mercado do boi gordo começou 2022 com fortes valorizações. Mesmo tratando-se do início de ano, período tipicamente de menor consumo de carne, esse movimento se deu pelo grande volume de carne embarcada para o mercado internacional.


As altas, no entanto, perderam força na segunda quinzena de janeiro e o mercado passou a viver dois cenários distintos. Nas praças pecuárias de São Paulo a cotação ficou firme frente às demais praças pecuárias.


Diferencial de base


O diferencial de base é a diferença entre a cotação da arroba do boi gordo em São Paulo e a cotação do boi gordo nas demais praças pecuárias brasileiras.


Os fatores que provocam essa diferença podem ser creditados à oferta, ao clima (seca ou excesso de chuvas), ao consumo regional de carne, a impostos e ao frete.


Diante da atual conjuntura, o diferencial de base aumentou, como é possível observar na figura 1, onde está exposta a média da diferença de preço das praças pecuárias brasileiras considerando fevereiro de 2022.


Figura 1. Média do diferencial de base de todos os estados pesquisados pela Scot Consultoria, considerando fevereiro/22.



Fonte: Scot Consultoria


No entanto, de tempos em tempos, se não houver uma mudança estrutural importante, o diferencial tende a retornar para valores próximos da média estadual.


Tomando como referência Rondônia e analisando as variações médias mensais do diferencial de base nos últimos anos, é possível observar esse padrão (figura 2).


Figura 2. Variações médias mensais do diferencial de base no sudeste de Rondônia nos últimos anos.



Fonte: Scot Consultoria 


Importância do indicador no mercado do boi gordo 


Como a precificação dos contratos no mercado futuro tem como referência a praça de São Paulo, o produtor de outras praças pecuárias tem de considerar esse diferencial. Na prática, o diferencial de base auxilia na gestão de risco da propriedade diante da volatilidade e sazonalidade do mercado.


É importante dar atenção à necessidade de realizar algum tipo de proteção de preço (contratos futuros, termo) e sair do risco das oscilações do mercado, obtendo um seguro de preço para a atividade.


Sempre haverá altas e baixas do mercado e acreditar que o ápice de preços dure para sempre não é uma boa medida de gestão.