Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Queda de 0,9% no preço do leite ao produtor no pagamento de janeiro

por Sophia Honigmann
Terça-feira, 8 de fevereiro de 2022 -06h00


No pagamento realizado em janeiro, que remunera a produção entregue em dezembro, o preço do leite pago ao produtor caiu, em função do aumento da captação no Centro-Oeste e Sudeste, e da redução da demanda típica do período do início do ano.


Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a queda foi de 0,9% na comparação mensal.


Apesar da queda em relação ao mesmo período do ano passado, a referência está 8,5% maior este ano.


O cenário foi de alta na captação de leite em dezembro, mas de queda em janeiro (dados parciais) na comparação mensal, em função da estiagem em algumas regiões e do custo de produção da atividade elevado, principalmente pelo lado da alimentação concentrada.


Somada à oferta maior de leite, a demanda interna está patinando. Além do menor consumo de lácteos, típico do período de início do ano, após as festas, com as férias e contas a pagar, a economia fragilizada seguiu pesando negativamente sobre a demanda interna de maneira geral.


Para o pagamento a ser realizado em fevereiro/22, referente à produção entregue em janeiro/22, o viés é de queda nos preços do leite pago ao produtor, com 54% dos laticínios pesquisados apontando para este cenário, 31% estimando queda e 15% falando em alta.


Os laticínios que estimam queda no preço do leite ao produtor estão localizados na região Norte e Centro-Oeste, regiões com mais chuvas, mas algumas indústrias no Sul e Sudeste falam em ligeira alta para a manutenção dos fornecedores.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: Palestras e treinamentos.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: Facebook da Scot Consultoria.