Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Australianos destacam perda de competitividade da carne brasileira

por Fabiano Tito Rosa
Segunda-feira, 23 de novembro de 2009 -08h32
De acordo com análise do MLA (Meat and Livestock Austrália), a carne bovina brasileira está perdendo competitividade no mercado internacional. Os principais fatores são o aumento dos custos de produção, a diminuição do volume de terras disponíveis para a pecuária e a apreciação do real em relação a outras moedas, em especial ao dólar norte-americano.

O MLA destaca ainda que a queda da produção, o aumento das dificuldades de acesso ao mercado europeu e as limitações de diversificação de produtos, quando comparado a competidores como a Austrália, levaram a uma queda 31% das exportações brasileiras de carne bovina, em faturamento, nos primeiros nove meses de 2009.

Os preços pagos aos pecuaristas, por sua vez, recuaram 15% (em moeda local), na comparação com 2008, como resultado direto, de acordo com o MLA, dos problemas de exportação.

Os australianos apontam ainda que o cenário para a indústria frigorífica brasileira é bastante incerto, já que o rebanho não deve crescer significativamente em 2010 e 2011 (resultado da liquidação ocorrida em anos anteriores) e os esforços do governo brasileiro para conter a valorização do real têm se mostrado insuficientes.

Aqui cabe um comentário. O cenário também é bastante incerto para a cadeia produtiva australiana, pois a produção local também está em queda (resultado de problemas climáticos e aumentos de custo ao longo dos últimos anos) e o dólar australiano é, assim como o real, uma das moedas que mais tem se valorizado neste ano.

Não está fácil pra ninguém.