Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

A realidade e a beleza da pecuária em terras gaúchas [Confina Brasil]

por Equipe Scot Consultoria
Quinta-feira, 1 de julho de 2021 -05h55

 


O Confina Brasil 2021 começou no Rio Grande do Sul, em busca do mapeamento do confinamento de bovinos no país. No total, serão 120 propriedades de 11 estados, além de análise remota de 118 fazendas já visitadas em 2020. 



Novidades e um mercado exigente



Cabanha TK - São Sebastião do Caí (RS)


Em relação a expedição do ano passado, nos deparamos com muitas novidades nesse novo capítulo da jornada que é o Confina Brasil. Um exemplo são as plantas forrageiras de inverno como aveia e azevém, principal fonte de alimento para os animais terminados a pasto nessa época do ano.


Outra característica do estado é a predominância de animais de raças taurinas, como Angus e Hereford, que são raças adaptadas ao clima da região sul e que apresentam desempenho superior em relação a precocidade e qualidade de carcaça. Essas características permitem a exploração de mercados mais exigentes e o enquadramento em programas de certificação, como Angus Gold, que trazem uma maior remuneração ao produtor através de bonificações.


De sucessão familiar a gestão empresarial



Confinamento Santa Fé - Dom Pedrito (RS)


Passamos por diferentes modelos de confinamento de recria e terminação intensiva, desde produtores pequenos, com atividade familiar, até os de gestão empresarial, de grande escala.


No primeiro cenário, notamos estruturas mais simples, administradas mais de perto pelos familiares, passando os conhecimentos de pai para filho, colocando a mão na massa, sem deixar a aplicação de tecnologia de lado.


No segundo, estruturas maiores e mais complexas, empregando número maior de pessoas e maquinário e até mesmo softwares modernos de gestão.



Fazenda São Pedro Grupo Ceolin - Uruguaiana (RS)


A realidade do mercado


Conhecemos também uma grande estrutura de exportação de gado vivo, que evidenciou a realidade do mercado nesse ciclo de alta na pecuária. No momento, a exportação no estado está andando lentamente, principalmente devido ao preço de reposição dos animais, que tem inviabilizado a operação. Para contextualizar, o terneiro de desmama apresentou valorização de 100% em 12 meses, devido à oferta restrita no estado.


O impacto dessa situação no Rio Grande do Sul é evidenciado desde 2018. De lá para cá, a queda nos embarques de gado foi de 33%. Até então, o estado era o segundo maior exportador do país, atrás apenas do Pará. Em 2021, não houve embarques de gado para exportação até agora, algo que provavelmente resultará em mais um ano de queda para essa modalidade de mercado.



De ano a ano



Fazenda Pulqueria - São Sepé (RS)


Verificamos in loco que a entrada da agricultura em novas áreas, antes tradicionais de pecuária no estado, tem forçado os pecuaristas a aumentar a eficiência na produção com intensificação, uso de pastagens cultivadas e sistemas integrados.


Vale pontuar também a valorização dos ativos, que em regiões onde a agricultura vem crescendo, os preços das terras estão subindo ano a ano, impulsionados pelos bons resultados nos mercados de commodities agrícola.



Pra você se localizar!



Confira por onde o Confina Brasil já passou e quais são os próximos passos da expedição na região Sul:


· 21 de junho: Viamão, Alto Feliz, São Lourenço do Sul (RS)


· 22 de junho: São Sebastião do Cai, Farroupilha, Capão do Leão (RS)


· 23 de junho: Cachoeira do Sul e Dom Pedrito (RS)


· 24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)


· 25 de junho: Santiago e São Borja (RS)


· 28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)


· 28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)


· 29 de junho: Frederico Westphalen (RS)


· 29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)


· 30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)


· 30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)


· 01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)


· 02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)


· 5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)


· 5 e 6 de julho: Umuarama (PR)


· 6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)


· 7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)


· 8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)


· 8 e 9 de julho: Paranavai (PR)


Quem está conosco nessa jornada?



Equipe Confina Brasil / Scot Consultoria


O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:


· BRA-XP


· Elanco


· Casale


· Nutron


· UPL


Na cota Prata, contamos com as empresas:


· AB Vista


· Associação Brasileira de Angus


· Barenbrug


· Beckhauser


· Confinart


· GA (Gestão Agropecuária)


· Inpasa


· Zinpro


A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.


Mapeamento do confinamento bovino no país



Fazenda São Pedro Grupo Ceolin - Uruguaiana (RS)


Em Santa Catarina, continuamos a nossa jornada para o mapeamento da pecuária intensiva. Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades, além de atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.


Acompanhe a expedição de perto como se estivesse com a gente a campo: siga nosso Instagram @confinabrasil e acesse confinabrasil.com para ver os detalhes dessa jornada.