Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Atacado de produtos lácteos trabalhando em queda

por Alex Santos Lopes da Silva
Quarta-feira, 28 de outubro de 2009 -08h46
O mercado atacadista de produtos lácteos, sob grande influência do longa vida, trabalhou em baixa em outubro. A desvalorização foi de 2,2%.

O preço do leite longa vida caiu pelo quarto mês consecutivo. A cotação atual do UHT, de R$1,38/l é cerca de 11% menor quando comparada a setembro.

Depois do preço recorde alcançado pelo produto em junho, a desvalorização acumulada até outubro no atacado chegou a 40%. No entanto, o consumo do longa vida ainda não se recuperou.

Somado a isso, com o fim da entressafra, a captação de leite por parte das indústrias tem aumentado, gerando estoques do produto. Esses dois fatores associados acabaram derrubando os preços.

O leite em pó foi outro produto que teve queda de preço considerável no mês. Sendo o principal item exportado pelo país, a desvalorização do dólar tem prejudicado bastante os embarques, gerando excedentes de produção.

Os queijos, que tem seu consumo diminuído com a chegada da época quente do ano, também se desvalorizaram, queda de 3% em média no atacado.