Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Preço do leite pago ao produtor cai pelo 3º mês seguido, mesmo com menor captação

por Notícias Agrícolas
Segunda-feira, 5 de abril de 2021 -13h00


Mesmo com menor captação nas principais bacias leiteiras do Brasil, o preço do leite pago ao produtor teve queda pelo terceiro mês consecutivo, conforme explica o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima. Segundo ele, a média ponderada feita com base nos dados de 18 Estados resultou numa queda de 1,3% no pagamento realizado em março, referente ao leite captado em fevereiro, resultado em um preço médio de R$ 1,86/litro.


Lima aponta que a captação em fevereiro teve recuo de 8,9%, e em março, de 2,4%, evidenciando que, ainda que a oferta de leite esteja menor, o que dita o ritmo do mercado e os pagamentos ao produtor é a demanda na ponta consumidora final. 


"Essa demanda está enfraquecida com a ausência do pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal. Desde janeiro, o preço pago ao produtor de leite acumula queda de 5%", pontuou.


Ainda que este primeiro trimestre seja de quedas, o zootecnista explica que o preço em março deste ano está 34,4% maior do que no mesmo mês do ano passado. "Houve altas nos preços no segundo semestre do ano passado, e ainda que tenha havido estas quedas neste primeiro trimestre, os valores ainda são superiores aos do início de 2020", disse.


Além da queda no preço pago pelo leite ao produtor, Lima explica que os custos de produção também pressionam as margens de lucro. Se em março houve queda de 1,3% no preço pago pelo leite, os custos de produção subiram 4,7% no período, puxados pelas cotações do milho, fertilizantes e combustíveis. 


"Para abril, o cenário é de possível estabilidade nos preços pagos ao produtor devido ao período de entressafra, que vai ganhando força. Uma reação nos preços vai dependerda demanda na ponta consumidora. Entretanto, os custos de produção não devem ceder, e com o período de entressafra, a necessidade de suplementação na nutrição animal cresce, o que deve aumentar a necessidade de compra de grãos para a ração dos bovinos", explicou.



Matéria originalmente publicada em:
Preço do leite paro ao produtor cai pelo 3º mês seguido, mesmo com menor captação