Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Água: opções para uso e armazenagem nas cadeias de produção agropecuárias

por Raphael Poiani
Segunda-feira, 5 de abril de 2021 -11h00


Os sistemas de produção agropecuários dependem da água. Apesar de essencial, é comum não se dar a devida importância a ela e até ser desprezada ao se avaliar sistemas produtivos. 


Na agricultura, a água é decisiva para o sucesso ou fracasso da produção. Sua falta em fases essenciais impossibilita, por exemplo, a germinação das sementes, o crescimento da planta e o desenvolvimento de grãos ou frutos. A água na produção de animais é imprescindível, responsável pela manutenção da vida. 


É essencial dar atenção à quantidade de água que um animal consome, para não limitar a capacidade produtiva relacionada a esse fator.


Na bovinocultura leiteira, por exemplo, o consumo máximo ocorre em vacas lactantes, de até 64 litros de água por dia (Palhares, 2013). Na suinocultura, o maior consumo é em matrizes em lactação, de 12 a 20 litros por dia (Embrapa). 


A água está também ligada à limpeza, principalmente em baias concretadas de suínos e áreas de ordenha/sala de espera na bovinocultura de leite. 


A água é um recurso limitado, mas muitos acreditam que esse recurso é infinito. Como a água oceânica não pode ser consumida sem tratamento, de alto custo, resta a água doce (2,5% do total). 


A captação e a reutilização da água devem ser pensadas visando a sustentabilidade do agronegócio. 


Captação da água pluvial


A captação da água da chuva é uma alternativa, e esse método de captação, em relação aos demais, é de custo baixo. 


A qualidade da água captada é boa, podendo ser utilizada no cotidiano agrícola, como limpeza e para o consumo dos animais. 


O método tem sido utilizado em regiões onde os níveis de água das fontes abastecedoras caem drasticamente na seca, sendo a água armazenada em reservatórios. 


Para determinar, por exemplo, a quantidade de água captada por telhados utiliza-se a fórmula citada por Palhares (2016).


Cálculo de captação


O potencial de água de chuva a ser captada pelas áreas de cobertura:


Vchuva = A × P × C


Onde:

Vchuva = volume de água da chuva a ser captado (m³)


A = área de cobertura (m²)


P = precipitação anual na região (metro/ano)*


C = fator de escoamento da cobertura**


* dividir milímetro por 1.000 para converter em m/ano


** Sugere-se utilizar o valor de 0,8, independentemente do tipo de cobertura. 


Contaminantes e o reuso da água


Quando utilizada para a limpeza na produção animal, a água é contaminada por restos de ração, excretas e outros agentes, sendo necessário o tratamento dos dejetos.


A cada mil litros de água que é desperdiçada e contaminada por dejetos animais, o produtor tem um custo de até R$7,50 para o tratamento e distribuição do volume adicional (Embrapa 2016). 


O reuso dessa água já é prática comum em sistemas de produção e ocorre após passar por processo de decantação dos sedimentos na área de armazenamento de resíduos sólidos, tratamento dos resíduos e captação da lâmina de água gerada pelo sistema de escoamento, possibilitando, após o tratamento, sua reutilização em processos como o de limpeza, não devendo voltar como água potável aos animais. 


Conclusão 


A importância da água nos sistemas de produção e a necessidade de antecipar o consumo é pré-requisito para o estabelecimento de sistemas produtivos racionais e sustentáveis.


Existem alternativas para redução do custo de captação e para manter o abastecimento mesmo em regiões que sofrem continuamente com a seca.


A reutilização é um fator benéfico para o meio ambiente, evitando uma nova captação da água para limpeza e outras atividades. Sendo um recurso limitado, evitar o desperdício, e o reuso, são atitudes de sustentabilidade do negócio. 


Referências


https://www.embrapa.br/documents/1355242/0/Curso+Suinocultura+-+Gest%C3%A3o+da+%C3%81gua+na+Suinocultura.pdf Acesso em 04/03/2021 as 08:32.


https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/905188/1/Aguasuinos.pdf Acesso em 03/03/2021 as 21:49.


https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1050541/1/documentos122.pdf  Acesso em 04/03/2021 as 09:16.