Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crescimento de 40% das vendas de receptoras

por Lygia Pimentel e Hyberville Neto
Sexta-feira, 23 de outubro de 2009 -08h34
O mercado está se recuperando após a crise e, além disso, existe um incremento natural dos negócios nesta época do ano. É difícil definir a principal causa do aquecimento do mercado de receptoras.

Em algumas centrais o volume de vendas aumentou cerca de 40% entre setembro e outubro. Em relação ao ano passado, estima-se um volume semelhante de negócios.

Porém, a distribuição mensal das vendas em 2009 tem sido atípica. As vendas de agosto e setembro estiveram entre as piores do ano. Observe na tabela 1 a queda dos preços nestes meses e a comparação com 2008.



Agora analisando a diferença entre o preço das receptoras e o valor da vaca mestiça, que ocasionalmente é utilizada para esta finalidade, é possível se ter uma idéia da margem em que as centrais de reprodução têm que trabalhar.

Considerando que as centrais não produzam sua própria reposição, é justamente nesta diferença entre o preço da vaca e o valor da receptora que as centrais têm que incluir o lucro da atividade, sem contar o serviço. No caso da receptora prenhe, o valor cobrado giraria em torno de 23@ de boi gordo, tomando a praça de Barretos – SP como referência.

Mesmo com a tendência de recuperação do mercado de reprodução, os preços estão abaixo do mesmo período de 2008, tanto para as vacas mestiças, quanto para as receptoras.