Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Pecuária sustentável é com o Brasil

por Fabiano Tito Rosa
Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 -08h45
Entre 1975 e 2007, a produção brasileira de carne bovina aumentou 227%, enquanto as áreas de pastagem cresceram apenas 4%.

No mesmo período, a produção mundial de carne bovina aumentou 37%, sendo que as áreas de pastagem se expandiram 6%. Veja a tabela 1.



Ao longo do período analisado, a produção brasileira de carne bovina cresceu 57 vezes mais do que a área ocupada pela atividade, em termos proporcionais. Já a produção mundial aumentou apenas 6 vezes mais do que a área.

A eficiência produtiva dos pecuaristas brasileiros permitiu que mantivéssemos as nossas florestas em pé. Enquanto o mundo, de acordo com pesquisa da Embrapa, conserva hoje apenas 24% das áreas originais de florestas, o Brasil preserva 69% de suas matas.

Isso é que é pecuária sustentável.

PS. Na última Carta Boi (“Tenha dó”), eu coloquei que a área de pastagem do Brasil cresceu 3% entre 1975 e 2007. Na verdade, o crescimento foi de 4%, conforme exposto na tabela 1 desta análise. De toda forma, essa pequena diferença não afeta em nada a argumentação do texto.