Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Concentração de frigoríficos

por Lygia Pimentel e Hyberville Neto
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 -08h38
A Marfrig Alimentos S/A firmou um protocolo de intenções com os frigoríficos Margen S/A e Mercosul S/A para o arrendamento de 11 plantas de abate de bovinos e uma indústria de charquearia. A intermediação foi feita pela Rosenberg Partners.

A charquearia tem capacidade de produção de 1.700 toneladas de produtos industrializados/mês. Já as plantas de abate adicionam uma capacidade estática de 8,8 mil bovinos/dia à empresa. O Marfrig, portanto, alcança uma capacidade de abate de 22.350 bovinos/dia no Brasil e de 30.150 bovinos/dia no total da Marfrig Alimentos S/A.

A Marfrig S/A no Brasil eleva sua participação na capacidade estática de abate brasileira (estimada em 60 milhões de cabeças/ano) para quase 11%.

Vale lembrar que a fusão entre JBS-Friboi e Bertin já havia criado uma nova empresa com capacidade estática de abate equivalente a 19% do total nacional.

Dessa forma, duas empresas passam a responder por 30% da capacidade estática de abate do Brasil e por quase 70% das exportações nacionais de carne bovina.