Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Início de abril: previsão de chuvas no Brasil Central e regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 2 de abril de 2020 -15h00

Em março, as chuvas ficaram concentradas nos estados localizados ao Norte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. 


Em algumas regiões do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, por exemplo, choveu até 500-600 milímetros no acumulado do mês que se encerrou. 


Já no Centro Sul e na região Sul do país, os volumes não ultrapassaram os 100-150 milímetros no mesmo período. 


No Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, além do Sul de Goiás e Sul de Mato Grosso, a situação também foi de menos chuvas comparativamente com o Norte da região Central e Norte desses estados. 


Destacamos também a situação em alguns municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, aonde as precipitações não ultrapassaram os 25 milímetros em março. Veja a figura 1.


Observe na figura 2 que nas regiões de estiagem, o déficit de chuvas variou entre 100 e 150 milímetros, em relação a normal climatológica (média histórica). 


Esta situação prejudicou às condições das pastagens e também o desenvolvimento das lavouras de grãos, em especial no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.


Para as primeiras semanas de abril, a previsão é de chuvas fortes na região Norte do país, com volumes acumulados de 100 a 150 milímetros até o dia 10.


Também deverá chover nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas em volumes menores, entre 50 e 100 milímetros no mesmo período.


Por outro lado, nos estados do Sul do país, além de partes de São Paulo, Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul, as chuvas não deverão ultrapassar os 20 milímetros entre os dias 2 e 10 de abril. Veja a figura 3.