Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Encontro dos Encontros da Scot Consultoria 2019

por Equipe Scot Consultoria
Sexta-feira, 4 de outubro de 2019 -06h00


Os primeiros quatro dias do Encontro dos Encontros da Scot Consultoria, que engloba o Encontro de Criadores, Encontro de Adubação de Pastagem e Encontro da Pecuária Leiteira, que teve início no dia 30/9 e se estenderá até o dia 4/10, tem agregado muito conhecimento aos participantes que vieram prestigiar as palestras.


Além de reunir pesquisadores e especialistas envolvidos com a cadeia produtiva da carne e do leite, o evento recebe, não só participantes de diversas regiões do país, como também de outros países como França, Inglaterra, Chile e Paraguai. Dessa forma, o ambiente está proporcionando uma intensa troca de informações e, principalmente, experiências entre todos os membros do setor.


As palestras são ministradas por profissionais renomados e tratam de temas variados. As apresentações estão divididas em blocos onde são abordados assuntos relacionados à pecuária, desde o âmbito econômico até temas como o manejo de pastagens e adubação.


O primeiro dia de evento, o Encontro de Criadores, foi composto por três blocos. O primeiro reuniu as principais raças produzidas no Brasil, além do cruzamento industrial e discutiu a importância, características e perspectivas de cada uma delas.


Já o segundo bloco apresentou os principais pontos associados à reprodução bovina no sistema de produção de carne. Por fim, no último bloco que encerrou o primeiro dia de evento, foram apresentados resultados concretos de experimentos e projetos, de forma clara e objetiva, além de uma importante palestra sobre nutrição fetal.


O segundo dia de evento, o Encontro de Adubação de Pastagens, possuiu dois blocos. No bloco inicial os palestrantes abordaram temas relacionados à economia, como ela pode impactar os negócios do produtor e como os custos de produção têm variado, além de apresentar as perspectivas para o mercado do boi, reposição e insumos. O segundo bloco contou com grandes nomes da adubação e manejo de pastagens do Brasil, que discutiram os principais pontos de seus respectivos temas e o retorno esperado na atividade.


Dando continuação ao Encontro de Adubação de Pastagens, no terceiro dia houve três blocos. O primeiro apresentou a evolução das principais soluções e ferramentas de auxílio disponíveis para as tomadas de decisão do pecuarista. O bloco seguinte foi composto por apresentações ligadas à tecnologia e de que forma ela tem revolucionado a pecuária, e discutiu sobre a necessidade do pecuarista de ter uma equipe bem formada e comprometida com os resultados da atividade, frisando que a somatória das duas é que fará a diferença.


Para fechar essa semana de aprendizado, os dois últimos dias de palestras, contemplam o Encontro da Pecuária Leiteira. Ontem (3/10) foram apresentadas as principais raças de gado leiteiro produzidas no Brasil, búfalo e cruzamentos industriais. Além disso, alguns palestrantes comentaram sobre os custos de produção, como está caminhando o mercado na atividade leiteira e apontaram as diferenças e particularidades dos sistemas de produção à pasto e confinamento e qual a opção adequada à realidade do produtor.


É importante ressaltar que ao fim de cada palestra o evento cede um espaço aos participantes para tirarem dúvidas e acompanharem um enriquecedor debate entre os palestrantes de cada bloco.


Para encerrar o evento, hoje, dia 4/10, ocorrerá o Dia de Campo da Pecuária Leiteira. Nele serão realizadas duas visitas técnicas, a primeira na fazenda Primavera, localizada na cidade de Cravinhos/SP e a segunda na propriedade Estância Delícia das Águas, situada em Cássia dos Coqueiros/SP. Em ambas, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais afundo os sistemas de produção das respectivas propriedades e suas vantagens e particularidades.