Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Preço do leite ao produtor mantém tendência de alta no pagamento de julho

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 30 de julho de 2009 -08h52
O preço médio do leite pago ao produtor em julho, pela produção de junho, teve a segunda alta significativa do ano.

De acordo com levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$0,743/litro, alta de 8,5% em relação ao pagamento anterior.

Desde o início do ano o produtor teve reajuste de aproximadamente 26%, sendo que somente nos dois últimos meses o aumento foi de quase 19%. Este mês foi a primeira vez no ano em que o preço ao produtor superou 2008 na comparação mês a mês. Veja a figura 1.



A menor oferta de leite nesta entressafra continua. No entanto, nas regiões Sudeste e Sul, principalmente, a produção caminha para a estabilidade. Nas regiões mais tecnificadas, inclusive, a produção começou a aumentar.

Em mais de 42% dos laticínios pesquisados a captação permaneceu estável e em aproximadamente 15% o volume captado já aumentou.

Os aumentos sobre o valor pago pelo leite nos últimos meses têm animado os produtores que passaram a investir mais na alimentação do rebanho.

Para o próximo pagamento, realizado em meados de agosto, a expectativa é de estabilidade do preço do leite ao produtor no Sudeste e no Sul do País em 45% dos laticínios pesquisados.