Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Colheita fora da curva

por Douglas Coelho
Segunda-feira, 22 de julho de 2019 -09h00


A dinâmica do mercado futuro do milho tem chamado a atenção dos participantes nos últimos dias. Isto porque, em pleno pico da colheita da safrinha, as cotações no físico têm patinado ao redor de R$37,00-38,00/saca, CIF, com 30 dias de prazo. 


Há determinada cautela dos participantes principalmente em relação à situação das lavouras nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) apontou que apenas 58% das lavouras do cereal norte-americano estavam em condições boas/excelentes, enquanto esta parcela no mesmo período do ano anterior era de 72%. No país, o plantio foi tardio e em áreas menores do que previamente esperado, o que exige ainda mais do clima neste período. Também chamado de “weather market” no mercado financeiro. 


Além das condições das lavouras, as atenções também estão voltadas para o relatório do dia 12/8 do USDA, que trará mais detalhes sobre a área semeada. 


No Brasil, temos observado um interesse pequeno por parte dos produtores na fixação de preços diante da atual condição e patamares. Mesmo com a colheita já em 76,1% em Mato Grosso (dados do IMEA em 15/7) e em 58% no Paraná (dados do DERAL em 15/7), a pressão típica da colheita trazendo mais cereal disponível ao mercado ainda não surtiu efeito relevante. 


Olhando em um passado recente, este comportamento é parecido com o de 2017, quando a média mensal de preços do milho em Campinas-SP em julho ficou próxima de junho, com uma queda ligeira, de 1,25%. No entanto, bem diferente de 2016 e 2018, quando a média das cotações do milho em julho foi 10,33% e 8,26% menores do que em junho.


Além da colheita, hoje temos um fator externo que pode apimentar essa dinâmica, que é a evolução da Reforma da Previdência, que, de certa maneira, foi precificada pelo mercado e trouxe a relação dólar/real para um dos patamares “mais comportados” do ano.


Todos estes pontos formam uma combinação interessante de fundamentos para o milho. Na medida em que a colheita no Brasil caminhar para a reta final, o foco nos EUA deve ficar ainda mais evidente. Como a volatilidade do cereal no mercado futuro é historicamente mais que o dobro, quando comparada à do boi gordo, as janelas de oportunidades para proteção são rápidas e merecem atenção dos participantes que buscam ferramentas de proteção de preços para suas atividades.


Artigo originalmente publicado no informativo Boi & Companhia, edição 1348.