Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de reposição com preços sustentados em Rondônia

por Marina Zaia
Quinta-feira, 18 de julho de 2019 -05h50


No cenário geral do estado, a demanda e a oferta estão em patamares próximos, cenário que trouxe liquidez para o mercado.


Normalmente a procura dos animais mais jovens ganha destaque frente a procura por animais mais erados, contudo, nas últimas semanas a demanda por categorias de giro mais rápido ganhou evidência.


Esta fase de transição da engorda a pasto para sistemas mais intensivos aumentou a procura por garrotes. Com isso, os preços ganharam impulso e a valorização para esta categoria foi de 2,3% na comparação mensal.


Como a cotação do boi gordo subiu 2,0% neste mesmo intervalo o pecuarista praticamente não teve vantagem em seu poder de compra na troca com garrote.


Entretanto, pela demanda mais enfraquecida, os preços do bezerro de ano (7,5@) recuaram 3,4% em relação a junho último.


Em relação aos preços nacionais, este é um dos menores, ficando na frente somente do Acre. Com as cotações mais pressionadas, a relação de troca melhorou para o recriador.


Atualmente com o preço de venda de um boi gordo de 18@ compra-se 1,95 bezerro de ano, mês passado nas mesmas condições comprava-se 1,85.


Esses bezerros nascidos no meio do ano passado desmamaram em um período com boa oferta de forragem, ou seja, tendo em vista o alongamento das chuvas este ano, esses animais sofreram menos com a estiagem.


Portanto, provavelmente são animais mais pesados e com melhor resposta ao manejo nutricional que será adotado, trazendo uma engorda mais rápida, desde que o produtor tenha se planejado.


Artigo originalmente publicado no informativo Boi & Companhia, edição 1347.