Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Divergências regionais no mercado de reposição

por Marina Zaia
Terça-feira, 2 de julho de 2019 -05h50


Em geral, o interesse dos pecuaristas no mercado de reposição ficou maior no final do mês, quando comparado aos primeiros dias de junho. 


Mas, em um cenário geral, nos últimos dias houve mais especulação e menos negócios efetivados, especialmente devido ao feriado prolongado no final da semana passada. 


A menor movimentação resultou em estabilidade nos preços. No fechamento da última semana, na média de todas as categorias e estados pesquisados as cotações fecharam com variação de 0,02% frente ao levantamento da semana anterior. 


Em São Paulo, estado que estava com a demanda aquecida na terceira semana do mês, fechou junho com negócios travados. 


Em algumas regiões, a precipitação acumulada nos últimos 30 dias chegou a mais de 100mm. Considerando que estamos em plena época de seca, este volume de chuvas trouxe alguma capacidade de retenção do gado no pasto e, segurando o estoque de boi gordo, a demanda por reposição esfriou.  


Já em Mato Grosso, não chove há semanas e conforme os pecuaristas vão soltando o gado da fazenda, a procura pela reposição aumenta. 


Mesmo com preços mais firmes as negociações fluem em Mato Grosso, diferente de Mato Grosso do Sul. No estado, compradores estão mais resistentes na negociação, pois, assim como em São Paulo, as chuvas deram certo fôlego em junho. 


Dos estados do Centro-Oeste e Sudeste, Goiás é o que está com a reposição mais frouxa, desde as quedas decorrentes do período da suspensão das exportações para China, as cotações ainda não se recuperaram.


Mas para esta semana, o início de mês pode trazer firmeza para o mercado do boi gordo e melhorar a busca pela reposição.