Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Déficit na balança comercial de lácteos diminui em maio na comparação anual

por Juliana Pila
Terça-feira, 2 de julho de 2019 -06h45


As importações de lácteos aumentaram na comparação mensal, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).


Em maio, o incremento no volume foi de 26,4%. Os gastos também cresceram na mesma proporção, com alta de 26,6%, frente ao mês anterior.


O principal produto adquirido no período foi o leite em pó, que teve aumento de 29,9% no volume importado em relação ao mês anterior.


Os principais fornecedores, em volume, seguem sendo a Argentina e o Uruguai, na sequência de importância, que juntos representaram 89,3% do total.


Nos primeiros cinco meses de 2019 o volume importado aumentou 22,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.


As exportações de lácteos do Brasil também cresceram em maio na comparação mensal. O volume subiu 17,6% e os gastos 12,3% frente a abril último.


Na comparação anual, os embarques tiveram forte incremento. O volume exportado cresceu 174,2% e o faturamento 145,4%.


Apesar da menor oferta de matéria-prima no mercado interno, o dólar em patamares elevados no início do mês, ultrapassando os R$4,00, colaborou para o cenário.


Cabe o destaque, porém, que em maio de 2018 ocorreu a greve dos caminhoneiros, que pode ter impactado negativamente nos embarques neste mês no ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o volume exportado cresceu 22,5% em relação a igual período do ano passado.


A balança comercial brasileira de lácteos registrou déficit de US$37,41 milhões em maio deste ano. Esse número é 5,7% menor que em igual período de 2018, isso ocorreu em função da melhora nas exportações em maio deste ano.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em:
https://www.scotconsultoria.com.br/servicos_scot/.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts.