Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Cautela dos consumidores

por Marina Zaia
Segunda-feira, 1 de julho de 2019 -05h50


Nos últimos sete dias, na média de todos os cortes bovinos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços tiveram variação positiva de 0,2% no atacado. 


Este comportamento dos preços se deu mesmo em época de virada de mês, quando normalmente o varejo está em busca de reabastecer seus estoques. 


Com a demanda do setor varejista mais fraca, os preços da carne não reagiram conforme esperado nesta última semana do mês. 


O baixo volume de vendas também foi identificado em pesquisas que medem a intenção de compra da população. 


Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu pelo quarto mês seguido. 


A variação para baixo do ICF de 3,5% em junho representou a maior taxa negativa registrada desde maio de 2015, quando atingiu -4,6%. 


Mas lembrando que nas comparações anuais o índice segue aumentando. Em relação a junho de 2018 a alta é de 5,3%. 


Do lado do mercado externo, se o ritmo de embarques ficar constante, o volume exportado irá recuar 8,5% na comparação mensal. 


A expectativa de manutenção do cenário de alta para os preços do boi gordo pode trazer sustentação para o mercado da carne bovina.


Os frigoríficos devem tentar reequilibrar suas margens de comercialização, que atualmente estão em 17%, abaixo da média histórica.