Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Rebanho e produção de carne bovina nos EUA em queda

por Fabiano Tito Rosa
Terça-feira, 21 de julho de 2009 -08h13
De acordo com informações do CattleFax, divulgadas pelo Meat and Livestock Austrália (MLA), a tendência é que em 2010 o rebanho bovino dos Estados Unidos registre uma nova redução, seguindo o comportamento dos últimos dois anos.

O rebanho de vacas de corte deve encolher 1%, o equivalente a 400 mil cabeças, chegando a 31,3 milhões de cabeças. Ele deve se estabilizar em 2011 e voltar a crescer em 2012.

O abate de animais confinados deve se manter abaixo do potencial em 2010, assim como vem acontecendo em 2009. No entanto, o peso médio das carcaças deve aumentar um pouco, restringindo a queda da produção de carne bovina nos Estados Unidos para algo em torno de 3%.

Apesar da expectativa de que a economia norte-americana comece a registrar uma leve recuperação em 2010, o CattleFax acredita que a demanda por carne bovina deverá continuar patinando. O reaquecimento do mercado de foodservice deverá ser bastante lento, já que a taxa de desemprego norte-americana deverá ultrapassar os 10% ao final de 2009.

Vale lembrar que os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de carne bovina, com quase 12 milhões de toneladas equivalente carcaça anuais. Depois deles vem o Brasil, que também atravessa um período de ajuste produtivo.

Outros importantes players, como União Européia, Austrália e Argentina registram, na mesma forma, retração da produção.

Tal situação deve pesar a favor dos preços internacionais em 2010.