Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Abates halal e kosher

por Thamires Fernandes
Segunda-feira, 4 de março de 2019 -12h00


Halal
e kosher são as denominações dos procedimentos rituais que dão origem aos alimentos destinados às pessoas praticantes das religiões mulçumana/islâmica e judaica, respectivamente. Esses procedimentos, no caso de carnes, são adotados nos abate de bovinos e de frangos.


A importância de entender esse assunto está relacionada com a conquista de novos mercados consumidores, atendendo as exigências e expectativas deste mercado alvo.


Mercado de carne kosher


A carne kosher brasileira é predominantemente destinada à exportação em decorrência da baixa representatividade de pessoas que professam a religião judaica em território nacional.


Segundo os dados do último Censo (2010) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 107,3 mil pessoas declararam-se judeus, de um total de 190,8 milhões de brasileiros na época, menos de 1,0% da população.


O principal destino da carne kosher brasileira é Israel, por motivos óbvios.


Em 2018, o Brasil faturou cerca de U$$380,5 milhões com as exportações destinadas a Israel. Os embarques de carne de frango e bovina geraram em torno de U$$83,0 milhões em receita, ou, 21,8% do total arrecadado.


Essa participação ilustra o peso do mercado kosher nas relações comerciais entre Brasil e Israel.


Mercado de carne halal


A representatividade do islamismo no Brasil é ainda menor comparada com o judaísmo. Em 2010, tínhamos cerca de 35,2 mil mulçumanos em território nacional (IBGE).


Analisaremos o mercado árabe e alguns países islâmicos consumidores de carne brasileira, são eles: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã, Coveite (Kuweit), Iraque, Omã, Filipinas, Iêmen, Catar, Jordânia, Líbia, Malásia, Palestina, Argélia, Tunísia, Marrocos e Camarões.


Para esses países o Brasil exportou U$$17 bilhões em produtos. Deste valor, 21,6% ou U$$3,7 bilhões, foi obtido com a exportação de carnes de frango e de bovinos.


A religião mulçumana é a segunda maior do planeta, atrás apenas do cristianismo, e a sua população mundial estava em torno de 1,8 bilhão de pessoas em 2017, segundo World Atlas. Desta forma, o mercado halal extrapola esta lista de países.


Preços


Existe um custo adicional para os frigoríficos realizarem o abate religioso, esse custo é transferido para a carne vendida. Portanto, o preço da tonelada de carne kosher ou halal têm um valor agregado maior.


Para uma comparação, na figura 1 temos do preço da tonelada da carne de frango e de carne bovina exportada para Israel, para os países islâmicos (considerar lista descrita acima) e o total exportado pelo Brasil.


Figura1.
Preços da carne bovina e de frango por tonelada, em 2018.

Fonte: Secex / Elaborado por: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br


O preço da tonelada de carne kosher, vendida para Israel, é maior para ambas as carnes analisadas.


Para a carne halal, vendida para países islâmicos, o preço da tonelada de carne de frango é maior que a média exportada geral. Entretanto, para carne bovina isso não ocorre, provavelmente, pelo fato do volume de carne bovina exportada, representar apenas 0,8% do volume total de carne halal exportada (carne de frango e bovina) para os países islâmicos.


Por fim


É possível concluir, que tanto o mercado halal como o kosher, são promissores. O halal, principalmente por atender uma religião em expansão, o kosher pelo acréscimo de valor obtido na tonelada de carne produzida.


A Scot Consultoria já publicou outros textos abordando o mercado de carne Kosher e Halal bem como as peculiaridades de cada abate em si. Confira:


O ritual religioso de abate judaico e o mercado da carne kosher no Brasil


Abate religioso cresce nas agroindústrias


Abate Halal e Kosher, definição, certificação e mercado


Fontes


IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


SECEX. Secretaria de Comércio Exterior.


The Jerusalem Psot. Disponível em: https://www.jpost.com/Diaspora/Global-Jewish-population-reaches-147-million-566880


World Atlas. Disponível em: https://www.worldatlas.com/articles/largest-religions-in-the-world.html.