Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Arábia Saudita declara embargo a 5 unidades de carne de frango do Brasil que exportam ao país

por Estadão
Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019 -09h00


Após participarem de reunião no Ministério da Agricultura, diretores da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmaram que a Arábia Saudita descredenciou 33 unidades habilitadas a exportar carne de frango para o país, de um total de 58. No entanto, dentre as descredenciadas, apenas cinco realizavam o embarque efetivo de produtos. Elas representam, no entanto, 30,0% do volume que atualmente é vendido para o país. 


"Atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente. (Entre as 30) a Arábia Saudita mantém a autorização de exportação de 25 plantas", explica a ABPA em nota.  


A entidade reafirmou que as empresas autorizadas constam de uma lista divulgada pelas autoridades sauditas e inclui unidades da JBF e BRF. "As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos e, portanto, planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações", diz a associação em nota. A lista foi enviada pelas autoridades da Arábia Saudita ontem à noite ao governo brasileiro. 


A ABPA afirma estar em contato com o governo brasileiro para que sejam resolvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. "Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do Ministério para obter a autorização para exportar a este mercado", enfatizou a associação. 


A reunião desta terça-feira estava agendada e fazia parte de encontros periódicos, mas ganhou importância e o tema dominante foi a decisão da Arábia Saudita. Estiveram presentes ao encontro o secretário de Defesa Agropecuária José Guilherme Leal e o embaixador Orlando leite. A ABPA deve ter mais uma agenda no ministério, ainda esta tarde. Desta vez, o encontro será com a ministra Teresa Cristina.


Destino global


Exportações brasileiras de frango de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017, em toneladas.

Fonte: ABPA, Abiec e Bloomberg


O vice-presidente e diretor técnico da ABPA, Rui Vargas, disse que o documento enviado pela Arábia Saudita não revela os motivos do descredenciamento. Em sua avaliação, a decisão não estaria associada a questões envolvendo uma eventual mudança da embaixada do Brasil em Israel. Para Turra, esse é um movimento de proteção do mercado doméstico já que a Arábia Saudita vem incrementando a produção local de frangos.


https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,arabia-saudita-descredencia-35-unidades-de-carne-de-frango-que-podem-exportar-ao-pais,70002689623