Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Custo de produção do leite subiu 6,6% em dezembro/18, na comparação anual

por Juliana Pila
Quarta-feira, 9 de janeiro de 2019 -06h50


Os custos de produção da atividade leiteira ficaram praticamente estáveis em dezembro/18, na comparação mensal. Segundo o Índice Scot Consultoria, houve ligeiro recuo de 0,1% em relação a novembro último.


O recuo nos preços dos combustíveis e dos fertilizantes contrapuseram as altas nas cotações dos alimentos concentrados (destaque para o milho) e produtos para sanidade.


Apesar do recuo, em relação a dezembro de 2017, ou seja, na comparação anual, os custos subiram 6,6% este ano.


Com relação a margem para o produtor de leite, o preço pago pela produção caiu em maior proporção frente aos recuos nos custos, estreitando a margem da atividade em dezembro último.


Para 2019 a expectativa é de custos de produção menores, com o aumento da oferta de milho e soja e com o câmbio pesando menos em relação a esse ano.


Este fato somado a expectativa de preços melhores para o leite deverá refletir em melhoria da margem para o produtor no ano que vem, principalmente no primeiro semestre.


Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria. Mais informações em: https://www.scotconsultoria.com.br/loja/relatorios/59/relatorio-do-mercado-de-leite-da-scot-consultoria.


A Scot Consultoria também realiza palestras e treinamentos de mercado na área de pecuária de leite. Saiba mais em: https://www.scotconsultoria.com.br/servicos/11/palestras-cursos-aulas-e-treinamentos.htm.


Quer ficar por dentro das últimas notícias do mercado de leite? Acesse o Facebook da Scot Consultoria: https://www.facebook.com/ScotConsultoriaLeite/?fref=ts.