Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Gestão Empresarial na FEICORTE?

Quarta-feira, 24 de junho de 2009 -08h55
Por Jan Maarten van Swaay Neto

Na semana passada, de 16 a 20 de junho, aconteceu em São Paulo – SP a FEICORTE – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne. E o tema “Gestão Empresarial” esteve muito presente.

No congresso Internacional

No Congresso Internacional, intitulado “Estratégias de Integração para Alavancar o Lucro da Agropecuária”, realizado durante a feira nos dias 17 e 18 de junho, foram apresentadas várias palestras diretamente relacionadas ao tema. Vejam alguns exemplos:

- Como Diagnosticar o Sistema Produtivo Bovino – Prof. Armindo Kichel (Embrapa)

- Como Gerenciar o Agronegócio – Maria Estela Damha – Diretora Executiva (Grupo ENCALSO)

- Aspectos Imobiliários da Agropecuária – Júlio Toledo Piza – Diretor Presidente (Brasil-Agro)

- Produtividade Legal e Proteção Patrimonial – Alberto Belentani – Perito Judicial

Nos estandes

Os fornecedores de insumos ofereciam ao produtor, em seus estandes, programas de medição dos resultados dos seus produtos. Uma forma de agregar valor e diferenciar-se.

Os frigoríficos tentavam atrair os produtores para seus programas de qualidade para aumentar sua competitividade.

Os prestadores de serviços de consultoria e fornecedoras de software também estavam lá para atender aos produtores interessados em profissionalizar a gestão e medir resultados.

Para reflexão

Durante o Congresso, considerando que o pecuarista brasileiro evoluiu muito em termos de genética, suplementação mineral e sanidade, surgiu a seguinte pergunta: por que a maioria dos pecuaristas ainda não adota as técnicas de manejo de pastagens e de gestão empresarial disponíveis?

Na verdade, cada pecuarista tem a sua resposta. E, se você é pecuarista, vale a pena refletir sobre a sua. Afinal, você deve acreditar que sua sobrevivência, neste ambiente cada vez mais competitivo, está condicionada à adoção do conjunto das tecnologias disponíveis.

O tripé formado pelas atividades de vendas, produção e administração deve ficar firme. Qual é o seu ponto mais fraco?