Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Confinamento de boi aumentou no Brasil, mostra levantamento

por Globo Rural
Quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 -09h02


Serviço de informação de Mercado indica que em 2018 4,98 milhões de animais foram confinados, marca prevista para 2020.


Esses são números esperados pela pecuária. Levantamento do Serviço de informação de Mercado, da empresa DSM, junto a mais de três mil pecuaristas, comprovou o crescimento da intensificação da pecuária brasileira. Em 2018, o trabalho registrou 4,98 milhões de bovinos confinados, número 3,0% superior aos 4,85 milhões fechados em 2017 e 33,0% maior que os 3,75 milhões de 2016.


“Foi comprovado que o produtor brasileiro está cada vez mais atento para a produtividade do rebanho e, consequentemente, torna-se mais comum a opção pelo confinamento para terminar os bovinos em função de uma série de ganhos que este sistema traz para a atividade”, afirma Marco Baruselli, gerente da DSM.


Importante: “os números deste ano mostram que chegamos mais cedo aos 5,00 milhões de bovinos confinados, que projetávamos alcançar apenas em 2020. E, somado aos produtores que optam pelo semiconfinamento, que é caracterizado pelo fornecimento de ração no pasto, estimamos que o rebanho brasileiro tenha 10,00 milhões de bovinos tratados com uma dieta mais eficiente, o que ajuda a tornar a pecuária cada vez mais produtiva, competitiva e, consequentemente, mais rentável”, diz Baruselli, que estima que a engorda só no confinamento chegue a 10 milhões de animais em 2025.


Esses números foram levantados durante o 4º Tour DSM de Confinamento edição 2018, que visitou produtores de oito estados do país, e anunciados pela Tortuga, marca de suplementos nutricionais para bovinos e equídeos e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.


Exportações de carne vão bem


A Scot Consultoria acaba de me mandar esses números: Em novembro, o Brasil exportou 130,57 mil toneladas de carne bovina in natura. Este volume é 12,4% maior que o embarcado no mesmo período do ano passado.


Atenção: Apesar deste ter sido o menor volume mensal exportado no segundo semestre desse ano, esta foi a maior quantidade embarcada para o mês de novembro. A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.


No acumulado de 2018, o Brasil já exportou 1,20 milhão de toneladas de carne bovina, considerando o período de janeiro a novembro. Este volume já é 1,3% maior que todo o volume exportado em 2017.


Por Sebastião Nascimento


https://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2018/12/confinamento-de-boi-aumentou-no-brasil-mostra-levantamento.html