Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Encontro Scot: analistas mostram otimismo com nova ministra da agricultura e mercado do boi

por Broadcast Agro
Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 -17h00


O consultor Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores, mostrou otimismo em relação à escolha do nome da deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) para chefiar o Ministério da Agricultura durante o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. "Ela é do ramo, tem boa atuação parlamentar, é profissional e colega nossa", disse. "Temos de desejar boa sorte, lembrando que o ministério ganhará musculatura maior na próxima gestão, com o Pronaf, por exemplo, de volta à pasta."


Wedekin também ressaltou, no encerramento do Encontro de Analistas da Scot, realizado em São Paulo, que cada vez mais o pecuarista terá de adicionar gestão à atividade pecuária. "Terra, rebanho, benfeitorias e capital de giro devem ser bem administrados; as flutuações na relação de troca da atividade exigem certa mobilidade desses fatores de produção", continuou. "Em resumo, deve-se trabalhar a pecuária para que ela seja mais rentável do que o CDB (Certificado de Depósito Bancário) de banco de primeira linha."


Também no encerramento do evento, o consultor da Scot, Hyberville Neto, traçou uma perspectiva otimista para o mercado do boi gordo no ano que vem. "O mercado doméstico está reagindo e teremos com isso um cenário melhor para o escoamento da carne bovina no País", disse. "Além disso, nas exportações teremos a volta da Rússia e outros potenciais novos mercados, incluindo a China, com habilitação de novas plantas", continuou ele, lembrando ainda que se a retenção de fêmeas continuar - em vez de serem enviadas para abate - os preços da arroba, com a maior demanda por carne, devem ficar sustentados no ano que vem. Rafael Ribeiro, também da Scot, acrescentou que o preço dos insumos, como grãos, deve ser favorável à pecuária em 2019, dada a projeção de safra abundante.


O analista da Radar Investimentos, Leandro Bovo, comentou que o preço da arroba em dólares no Brasil é o mais barato do mundo. "Mais barato do que no Uruguai, no Paraguai...", exemplificou. "E a China está aqui, para habilitar mais plantas frigoríficas." Mesmo assim, Bovo comentou que há um desânimo geral na pecuária. "Mas já vi situação contrária, em que o ânimo era geral e a situação piorou; agora, vai melhorar", assinalou, elogiando, ainda, a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro. "Nunca tivemos uma oportunidade tão boa como agora de fazer as reformas necessárias."


Por: Tânia Rabello